Natureza | Flores | Trepadeira Flor de Cera.




À primeira vista, a Flor de Cera sequer parece real. É impressionante como a natureza nos surpreende cada vez mais e mais com a sua delicadeza e perfeição.
Embora haja outros tipos de planta que popularmente também sejam conhecidos como Flor de Cera, a mais conhecida dos brasileiros é a Hoya carnosa. Ela é produzida por uma trepadeira exótica, típica de países da Ásia e Oceania, pertencente a uma grande família de plantas (Apocynaceae) da qual também faz parte a Rosa do Deserto. O gênero Hoya foi assim batizado em homenagem a Thomas Hoym, jardineiro do duque de Northumberland, condado ao norte da Inglaterra.
Esta planta peculiar que floresce durante a primavera e o verão também é conhecida como wax plant ou porcelain flower em inglês. Ela produz uma inflorescência do tipo umbela, ou seja, um conjunto floral em forma de guarda-chuva – uma meia esfera geometricamente perfeita – composta por pequenas e delicadas flores levemente perfumadas.
A coloração da Flor de Cera varia entre o branco e o rosado, com o centro vermelho. Quando vista bem de perto, esta belíssima flor apresenta superfície coberta por uma camada de minúsculos pelos.
Muito versátil, a Flor de Cera pode ser utilizada tanto no paisagismo como na decoração de interiores. Cultivá-la não é complexo, basta um lugar bem iluminado, a ausência de sol direto e alguns suportes – como treliças e pergolados – para que ela se enrole, uma vez que, como comentamos acima, trata-se de uma trepadeira.
Também é necessária alguma paciência porque a Flor de Cera é uma planta de crescimento lento.
Mas a espera certamente valerá a pena, afinal, os resultados são absolutamente magníficos, não é mesmo?
Há, no entanto, um outro tipo de flor também conhecido como Flor de Cera ou Flor de Cera de Geraldton, cujo nome científico é Chamelaucium uncinatum. Curiosamente, a parte central desta delicada flor lembra uma vela, com um pavio (que, na verdade, são os órgãos reprodutores florais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.