Natureza | Flores | Dicas | Pau Brasil.

Flor oriunda da planta que nomeou o país, a flor do pau-brasil é característica do território nacional. Suas pétalas são amarelas com manchas em tom vermelho – a cor do pau-brasil. Possui quatro flores e um aroma bastante delicado, suave e doce. Apesar de bela, a flor possui um período curto no qual permanece aberta: no máximo 15 dias. Em alguns casos, inclusive, a floração pode demorar 10 dias e o resultado final, apenas 24 horas. Devido à intensa exploração do pau-brasil no tempo da colonização, a flor dessa árvore não é encontrada tão facilmente no território nacional. Embora o pau  de ferro e a sibipuruna sejam muitas vezes chamados de pau brasil, é a espécie de nome científico Caesalpinia echinata a famosa árvore de madeira avermelhada que ficou famosa por influenciar na escolha do nome de nosso país, que graças a isso ganhou até um dia em sua homenagem, 3 de maio, o dia nacional do pau brasil.
Esta planta atinge cerca de quinze metros de estatura, não possui raízes muito agressivas, podendo ser plantadas próximo a passeios, apresenta lindas flores amarelas de interior vermelho esporadicamente e folhas relativamente pequenas. Caso não receba podas de formação durante seu crescimento, o pau brasil costuma desenvolver alguns ramos muito baixos, o que atrapalharia caso o objetivo do seu plantio seja prover sombra para carros nas calçadas.Antes de realizar a transferência da muda para o local escolhido, devemos cavar uma cova maior que o torrão e preencher o espaço extra com uma mistura de terra e adubo orgânico, no intuito de aumentar a fertilidade do terreno.
Deve-se irrigar a planta diariamente durante suas primeiras semanas, sem nunca encharcar a terra, mas sempre mantendo-a úmida. Após o período de adaptação da planta, mantenha regas periódicas para evitar que o solo seque completamente, semestralmente reforce a dose de fertilizante. Se você estiver cultivando um pau brasil em sua calçada para que quando ele cresça prover sombra ao seu automóvel, deve prestar atenção no brotamento de galhos laterais e realizar uma poda de formação de tempos em tempos, ou estes galhos ficarão muito baixos, atrapalhando o trafego na rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.