Breaking

Natureza | Flores | A árvore da felicidade.



A árvore-da-felicidade-fêmea é um arbusto ou arvoreta, de textura semi-lenhosa e folhagem ornamental, cercada de misticismo e superstições. Acredita-se que a presença da planta na casatraz harmonia e felicidade ao ambiente e seus moradores. No entanto, para receber essas dádivas não se pode comprá-la simplesmente, é preciso ganhar de presente. Essa história surgiu do fato de os povos orientais frequentemente oferecerem a planta de presente, em conjunto a uma outra espécie. Apesar do nome, do parentesco e da semelhança, as plantas são de diferentes espécies e não necessitam uma da outra para viver ou se reproduzir. Ainda assim, há quem diga que somente plantadas juntas elas trazem boa sorte e felicidade. Suas folhas são tripinadas, aromáticas, brilhantes, de cor verde escura, lineares a lanceoladas e subdivididas em finos segmentos. Com o passar dos anos, as folhas de baixo secam e caem, exibindo um caule rugoso, forte e bonito, que aparenta ser mais antigo do que realmente é. Essa característica é muito procurada em plantas para a arte do bonsai. Ocorre ainda uma variedade de folhas variegadas, com margens brancas. Raramente floresce fora do seu habitat. Plante a árvore da felicidade-fêmea em bonitos vasos de cerâmica ou resina, que fiquem bem com a decoração do ambiente. Sua folhagem luxuriante, de textura fina e tropical tem um efeito decorativo impactante em salas, escritórios, quartos, varandas, pátios, etc. Realize podas de formação e limpeza, estimulando o adensamento da planta e prevenindo assim doenças e pragas. Mantenha a proporção do tamanho da muda com o volume do vaso. E tenha em mente que de tempos em tempos, a planta precisará ser transplantada, precisando cada vez de uma vaso maior, que acompanhe o seu desenvolvimento. No jardim pode ser plantada isolada, em conjuntos ou em renques, preferencialmente em áreas protegidas. Se conduzida em ambientes internos, tende a crescer demorando para lignificar o caule. Essa característica a torna suscetível a quebras. Portanto, utilize tutores de bambú ou madeira, para manter a planta bem escorada.

Deve ser cultivada sob sol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo drenável, enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido, sem encharcar. Ao montar o vaso para a planta, utilize como substrato uma mistura de solo comum de jardim, terra vegetal, areia e vermiculita, e forre o fundo do vaso com pedras e manta geotêxtil. Assim você garante a boa drenagem e a retenção ideal de umidade. Apesar do que muitos podem dizer, a árvore-da-felicidade-fêmea pode ser plantada sob sol pleno, desde que a mudança para o ambiente ensolarado seja lenta e gradual, evitando assim a queima repentina das folhas. Da mesma forma, plantas cultivadas sob intensa iluminação precisam ser gradativamente sombreadas, pois correm o risco de perder todas as folhas depois da brusca mudança de ambiente. Ela cresce muito bem em ambientes sombreados em até 80%, mas ficará mais viçosa e cheia em áreas mais iluminadas. Não tolera poluição ou fumaça de cigarros, assim como frio intenso, geadas, salinidade, ar condicionado ou áreas expostas com muito vento. Fertilize de maneira branda e diluída durante toda a primavera e verão. Multiplica-se facilmente por estaquia dos ramos, que podem ser obtidos durante as podas. 



A lenda da Árvore da Felicidade

“Existiu no antigo Japão a lenda de uma árvore mágica que diziam trazer felicidade e realizações a todos que passassem por ela.
A pequena Haru morava numa aldeia com sua família e já ouvira sua avó contar essa lenda, tendo o sonho infantil de encontrar essa árvore.
Sua família vivia em dificuldades. Certa manhã, ela e Anisan, seu irmão, brincavam pelas redondezas quando viram um velhinho sentado em uma pedra e dele se aproximaram.
– Bom dia!
– Bom dia! Que linda manhã de sol não é mesmo?
– Sim, o que o senhor faz por aqui?
–Estou descansando um pouco, pois vim de muito longe em busca da Árvore da Felicidade…
Haru e Anisan levantaram as orelhas, curiosos:
– Não sabíamos que essa árvore ficava por aqui.
– Ela não fica. Nesse lugar está o portal que nos leva até ela.
– Um portal?
– Sim, mas não é fácil chegar lá. Precisa-se ter boas pernas para subir aquela montanha e eu já estou meio velho…As crianças olharam a grande montanha à sua frente e pensaram não ser tão difícil escala-la. Foi nesse momento que o velho propôs:
– Por que vocês não me ajudam a subir? Eu posso mostrar onde fica o portal para vocês…
Os irmãos se entreolharam. O velhinho parecia ser bonzinho e estava tão cansado que concordaram e começaram a caminhada.
Mesmo tendo um cajado, o velho subiu com dificuldade, e as crianças tiveram que apóia-lo quase o tempo todo.
Lá de cima, avistava-se toda a cidade e eles respiraram fundo quando chegaram.
– E agora? – perguntaram – Onde está o portal?
– Está bem à nossa frente…Mas só quem tem o coração puro pode ver…
As duas crianças olharam aquele imenso prado verde e nada conseguiam ver.
– Não vemos nada…- reclamou Anisan.
– Olhem com os olhos da alma…- disse o velhinho – Está ali, bem à nossa frente. Já estou vendo…
– Haru fechou os olhos, sentiu a suave brisa da manhã, o calor do sol e pensou no quanto desejava conhecer essa árvore para trazer felicidade e prosperidade para sua família. Quando abriu os olhos, a magia aconteceu: ela viu um caminho que antes não estava ali!
– Veja, Anisan: uma passagem…parece meio invisível…
Anisan esfregou os olhos e também viu.
– Estou vendo! Vai dar num bosque!
– É isso mesmo! – sorriu o velhinho.
Vamos!
E os três se aventuraram por aquele caminho.
Atravessando o portal, tudo parecia mais bonito: o verde era mais verde, as flores mais coloridas, o céu parecia mais azul. Havia pássaros e borboletas que eles nunca haviam imaginado!
-Como é lindo! – exclamaram as crianças.
Após passarem pela floresta, chegaram a uma clareira onde repousava isolada uma simples árvore frondosa, mas Haru soube na hora que era aquela.
– É aquela! Tenho certeza!
As crianças correram na frente, abraçando seu tronco e subindo em seus galhos
– E agora? Como fazemos para ter felicidade? – quis saber Anisan.
– Basta fazer um pedido do fundo do seu coração! –explicou o velho.
Os irmãozinhos fecharam os olhos e pediram felicidade e prosperidade para sua família. Sentiram-se tão imensamente gratos por estarem ali, que suas almas resplandeceram. Ao abrirem os olhos, toda a árvore estava envolvida em uma grande luz, como se atendesse ao desejo dos garotos.
Ambos ficaram deslumbrados!
Haru chamou o velhinho: – O senhor não vai pedir nada?
Ele apenas sorriu, e disse:
– Na verdade, já sou muito feliz e vim aqui somente para traze-los, pois sei que são boas crianças, com pais que merecem ver seu desejo realizado. Acham que sabem voltar sozinhos?
– Claro! – respondeu Haru – mas não compreendo por que nos trouxe até aqui, subiu com tanta dificuldade e não pediu nada para si…
– Porque a verdadeira felicidade está em ver as outras pessoas felizes. Sou apenas o guia dessa árvore…Adeus crianças!
E assim dizendo, ele desapareceu, como um sopro.
Anisan e Haru se olharam assombrados, mas não sentiram medo, e sim gratidão pelo que o velhinho fizera.
Voltaram para casa correndo, contando as novidades para sua família que, daquele dia em diante, não mais passou fome, nem teve nenhuma necessidade, prosperando cada dia mais.”

Seguidores do Google

Busque por Tag

. .#flores do campo # Buquê # Buquê #arranjos # Buquê de rosas #arranjos # Buquê de rosas #crisântemos # cesto de #rosas #menina # flores do campo. # lrios #do vale# # margaridas # brancas # paisagismo # rosas e # papoulas#coloridas # rosas e #adornos # truques. #abacaxiornamental #açafrão #açafrão#lilas #acantonegro #acônito #adelfa #adonis #adornos #adornos #arranjos #adornos #buquês #adornos#flores do campo #adornos#ornamentção #agave #agerato#roxo #alfelandra #alisson #ALLYSON #AMARELO #alpineia #alpinia #alstromenia #multicor# #amarali#amarelo #amarelas #amarelo #amarelos #amarilis #ametista. #amor perfeito #amora #anemona #angelica #anturios #antúrios #aranjos #ararnjos #arranjo #arranjos #arranjos #adornos.#flores do campo #arranjos. #arranjos.. #azaléia #azaleias cor de #rosa #balão #barleria. #begônia #begônia#amarela. #beladona #belamanhã #beleza #boca de jarro #boca de leão. #bonsai #botão #botão de ouro #botão de rosa #vermelho #branca #branca#jardim #brancas #bromelia #brovalia #bugarim. #bunganvilias #buquê #Buquê #arranjos #buquê # de # flores #brrancas #Buquê #adornos #arranjos #buquê #arranjos #buquê #misto #Buquê de rosas #arranjos #buquê de rosas#branco#vermelho #buquês #buquês#adornos#ornamentção #buques#ornamentações #cabeleira de velho #cactoflordepalha #calandivas #calendula #calêndulas #camapânula #camelia #campânula #canhotas. #celosiaoucristadegalo. #cesta de flores#variadas #cesto #chapéu #chitinha. #cinerárias #ciporosa. #clusias #copo de leite #cor #cor de rosa #coral #cores #crisântemos #curiosidades #curiosidades #arranjos. #curiosidades. #curiosidades#floresdocampo. #dália #dalias #dálias #decoração #delfinio azul #delosperma #dica #dicas #dicas #adornos #dicas. #dicas#curiosidades#flores do campo #espirradeira #facelia #felicia amelloides. #flocos de neve. #flor #flor de laranjeiras #flor de mel #floral #flordepalha #flores #flores #dicas #flores #dicas #arranjos #flores do campo #flores do campo. #flores do campo#curiosidades. #flores do campo#jardinagem #flores lilases e brancas #flores. #flores#adornos #flores#agerato #floresdocampo. #flox #foucaria #fresia #gardênia #gazanias #genciana #gengibre #gengibreconcha. #gerânios #gerberas #girassol #gladíolos #glicinias #glicinias #jardims #estardantes #glicinias#lilazes #gloxinias. #goiveiro #gradiolos#branco #gusmania #hardenbergia #heleboro #hemerocallis #hibiscos #Hortências #informação #informação. #íris #jardinagem #jardinagem. #jarro de itália #jasmim. #l tulipas# coloridas #lagunarias. #lantanas #lilases #lilazes #lirios #lírios #lirios#branco #lisimáquias #lobelia #lotus #lótus #magnólias. #malmequer #malva rosa #manacá da serra. #margaridas #mimos do céu #mimosas #miósotes #muguetes #multicores #napoleão #narcisos #natureza #natureza | #flores #natureza. #flores #oficialdesala #oleandros #oleandros # branco #onzehoras #orapronobis #ornamentação #ornamentação. #ornamentações #orquídeas #orquideas #coloridas #orvalhada #paisagismo #palmeira #pau brasil #peônia #petunias #petúnias #plantas #plantas #arranjos. #plantas. #podocarpo. #primavera #primulas #prímulas #primulas#rosas#amarelas #próteas #quaresmeira. #ramo de #tupipas#cor rosa #ranúnculos #rosa #rosa # amarela #rosa roxa #rosadas #rosas #rosas #vermelhas #rosas#brancas#gerberias #rosasvermelha #rosinhadesol #roxa #ruélia #salmon #silvestres #solitaria #strelitzias #suclentas sedum #texto #Tibouchina #torênias #tremoço #trepadeira #truques #truques #arranjos #truques. #truques#buquê #truques#dicas #truques#dicas. #truques#ornamentação #tulipas #tulipas#para ornamentação# aréas e jardins# #tumbergia #variados #várias cores #verbena #verdes #vermelhas #vermelho #viburnum #vinca. #vinho #você sabia #vocêsabia arranjo de dalia#rosas vermelhas#para mesa# Dicas flores lilases e amarelas