Natureza | Hortênsias rosa.



Popularmente conhecidas como rosa-do-japão e hidrângea. O nome científico Hydrangea macrophylla significa "bebedoura de água". Já o nome hortênsia foi uma homenagem a uma dama francesa do século XVIII, Hortense Lepante, que era mulher de um amigo do naturalista Philibert Commerson, responsável pela introdução da planta na Europa.
As hortênsias são originárias da Ásia, mais especificamente China e Japão, e espalhou-se pelo mundo como planta ornamental em meados do século XIX. Existem mais de 600 variedades diferentes. É um arbusto de ciclo de vida perene (longo) que pode chegar a 1,5 m de altura. As folhas são grandes, ovaladas, de cor verde-clara, firmes e com bordas dentadas. No outono, boa parte das folhas costuma cair.  No Brasil a floração ocorre na primavera/verão. As inflorescências agrupam-se formando buquês bem arredondados, contendo grande número de flores que podem ter uma coloração que varia entre violeta, azul, lilás, rosa, vermelho e branco. A hortênsia se dá muito bem em climas mais amenos, tendo melhor floração em lugares frios. Na verdade a hortênsia é mais uma planta cujas flores não são o que parecem. Aquela espécie de "bolinha" que há no centro é que é a flor. As falsas pétalas coloridas na verdade são folhas modificadas. Por esta razão, conforme o buquê começa a formar-se as flores ainda são verdes, amadurecendo lentamente até adquirir a cor final.
Compondo o jardim .
A hortênsia tem diversas utilizações na composição de um jardim. Pode ser plantada tanto em vasos como diretamente no solo, isolada ou em grupos – é comum ver o uso de hortênsias em grupos numerosos -, formando uma cerca-viva. Fica bem em bordaduras e maciços. Também podem ser cultivadas como planta de interior desde que haja uma boa ventilação e não faça calor excessivo no local onde a planta ficará.
Devido a seu formato, muitas flores e caule grosso central, é muito utilizada para decoração, compondo arranjos bem variados, acompanhadas de outras flores e folhagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.