Natureza | Flores | Beladonas ou amarílis..



Amaryllis belladonna L., conhecida pelos nomes comuns de amarílis, beladona-falsa ou meninas-pra-escola, é uma planta perene bulbosa, da família das amarolidáceas,nativa do Cabo Ocidental Africa do Sul. cujas vistosas flores atrombetadas aparecem sazonalmente, logo após as primeiras chuvas depois da estiagem e antes das folhas. Introduzida na Europa no século XVIII, a planta é cultivada em regiões livres de geadas, intensas para fins ornamentais, geralmente em bermas de caminhos e estradas e em taludes. Também é utilizada como planta envasada para decoração de interiores. Apresenta fortes semelhanças com diversas espécies do género Hipeastrum, da América tropical, cujas flores são comercializadas sob o nome comum de amarílis. A planta desenvolve-se a partir de um bolbo arredondado, semelhante a uma cebola, de 5 a 10 cm de diâmetro, revestido por escamas acastanhadas. O bolbo instala-se próximo da superfície do solo e apresenta taxa de crescimento moderada, mantendo-se activo durante múltiplos anos. O bolbo permanece em dormência durante o verão, perdendo as folhas e espaços florais logo que se desenvolvem condições de secura no solo. O bolbo é tóxico quando ingerido por humanos devido à presença de diversos alcaloides, entre os quais licorina, o qual afeta o coração, pelo que se os bolbos forem ingeridos em quantidade podem ser fatais.
As folhas são simples, de coloração verde a verde-escuro, baças, lineares a sublanceoladas, paralelinervadas, com 30 a 50 cm de comprimento e 2 a 3 cm de largura, com desenvolvimento basípeto, agrupadas em duas filas opostas. As folhas surgem no final do outono, após o fim da estiagem, e secam no final da primavera, o que marca a entrada em dormência do bolbo. O bolbo permanece em dormência até às primeiras chuvas, quebrando a latência com a emissão do escapo floral, o que precede em algumas semanas o aparecimento das folhas.
As flores surgem numa inflorescência umbeliforme instalada sobre um escapo floral com até 60cm de altura a partir do solo de consistência herbácea, oco, liso e de cor castanho-avermelhado brilhante. Cada inflorescência pode conter até 9-12 flores,agrupadas em trímeros rodeados por brácteas, e tende a orientar-se na direção em que recebe mais radiação solar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.