Ametista .

A Ametista é uma planta de fácil cultivo e de belo efeito ornamental, deixando o ambiente mais colorido e bonito. É uma planta perene, de pequeno porte, que pode atingir até sessenta centímetros. Pequena, bonita, e fácil de cuidar, vem tomando espaço em projetos paisagísticos. É nativa da África do Sul e floresce com mais intensidade na primavera e verão, mas a floração se estende por todo ano!
Suas folhas são verdes escuras por cima, mas embaixo a folha é roxa. Suas flores são roxas, mas existe também a variedade com flores brancas que também são muito belas. É uma planta perfeita para quem não tem espaço, ou mora em apartamentos, pois elas são de pequeno porte, perenes, aguentam os ventos, e atrai borboletas Elas preferem sol-pleno ou meia-sombra.Suas inflorescências soltam muitas flores, principalmente nas duas estações que citei. Deve ser cultivada em solo rico em matéria orgânica e as adubações podem ser realizadas de dois em dois meses. ela gosta de água, podendo rega-la todos os dias, mas o solo nunca pode ficar encharcado!
Podem ser cultivadas em vasos, plantadas em canteiros, plantadas em conjuntos no jardim, em cestas, vasos grandes, e em jardineiras.