Natureza | Flores | Tango.



Tango, Vara-dourada, Haste-Canadense, Haste-Dourada-Canadense, é uma planta pertencente à família botânica Asteraceae, a mesma da margarida e girassol. É nativa da América do Norte (Canadá e Estados Unidos, mas ausente na Carolina do Sul, Geórgia, Flórida, Alabama, Louisiana e no Havaí). O nome científico é uma referência ao habitat nativo desta espécie, Solidago Canadenses.
É uma planta rizomatosa, ou seja, apresenta rizoma. Rizoma é tipo de caule que na maioria das vezes se apresenta subterrâneo. Ao contrário da maioria das plantas que têm um caule ereto, nas plantas rizomatosas, o caule cresce horizontalmente, abaixo do solo. Outras plantas que apresentam caule rizomatoso são as gramas, o bambu, a bananeira, o gengibre. Quando um pedaço de grama, por exemplo, é puxado do solo, geralmente, é possível notar a presença de uma longa e rígida estrutura conectada às folhas.
Por apresentar rizoma, o tango, tem uma grande facilidade de propagação. Essa característica fez com que se tornasse uma planta classificada como invasora, em áreas onde ela não é nativa. O caule vai crescendo na parte subterrânea do solo e as folhas aparecem à medida que a planta vai se desenvolvendo e se propaga com facilidade, por não depender da semeadura para que novos ramos com folhas e flores se desenvolvam.
Foi introduzida na Europa em 1645 e na China em 1930, em jardins botânicos e, rapidamente utilizada por jardineiros por apresentarem boa adaptabilidade e crescimento rápido e, dessa forma, se espalhou pelos continentes, nos mais diferentes habitats. No Brasil, Solidago chilensis, espécie muito parecida com a referida espécie de tango, é tida como planta invasora. O cultivo no território brasileiro foi iniciado no meio da década de 1990, o que é considerado relativamente recente e os produtores ainda convivem com dificuldades no cultivo da espécie, pois existem poucas informações técnicas e científicas sobre a produção e o manejo da cultura.
As plantas adultas apresentam entre 0,80 e 1,20m de altura com inflorescências terminais que surgem, no Brasil, entre o outono e inverno. As inflorescências apresentam uma haste central, estreita, em forma de lança, com numerosas flores pequenas e amarelas. Os principais insetos que polinizam o tango são as abelhas e borboletas. Atualmente, o cultivo em grande escala e em diferentes partes do Brasil garante a produção de flores de tango durante quase todo o ano.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.