Natureza | Flores | Statice.



A statice é uma planta típica da região do Mediterrâneo pertencente à família Plumbaginaceae. Assim como a Cáspia, sobre a qual já falamos, a statice pertence ao gênero Limonium. Como existem cerca de 120 espécies diferentes neste gênero, com milhares de híbridos entre elas, há uma grande variedade de plantas e flores comumente chamadas de statice, Cáspia, Lavanda do mar,Limonium, cada qual, no entanto, com suas características particulares, mas todas aparentadas.
As flores da statice podem ocorrer nas cores branca, amarela, pink, violeta, púrpura ou lavanda. São bastante utilizadas no paisagismo dos jardins no Hemisfério Norte, como maciços ou bordaduras. Na decoração de interiores, podem ser usadas como flores de corte. Seu uso mais consagrado, no entanto, é em arranjos de flores desidratadas.
Diferentemente da Cáspia, cujas florações ocorrem em ramos finos e possuem um ar leve e delicado, as flores da statice (Limonium sinuatum) são mais encorpadas e vistosas, tubulares e apresentando pétalas cuja textura lembra o papel de seda.
A statice é uma planta de fácil cultivo, que floresce durante a primavera e o verão. Aprecia locais bem iluminados, preferencialmente sob sol pleno. Por ser originária de regiões litorâneas, aprecia solos arenosos e é resistente à alta salinidade dos mesmos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.