Natureza | Prímulas



A Prímula é da família das Primuláceas, e é considerada um dos primeiros sinais da primavera. Do inglês “Primrose, ela indica “a Primeira Rosa”.
Em regiões do oeste da Inglaterra, a Prímula é conhecida como rosa-manteiga, graças à sua cor que é muito próxima de um tipo de manteiga local. No Brasil, a planta também é conhecida como “pão-e-queijo”.
A versão mais famosa da planta é a Primula Obconica. Ela apresenta hastes bem longas que sustentam os cachos de flores que podem ser brancas, cor-de-rosa, púrpura, tom de salmão ou lilás. A folhagem é muito chamativa e cerca as flores como se fosse uma espécie de embalagem verde com textura aveludada. Ela é uma das mais bonitas plantas floríferas que pode ser cultivada em interiores, por se sentir bem em locais fresco com luz solar e filtrada.
As Prímulas são plantas bastante versáteis por sua enorme diversidade de tonalidades e delicadeza. Elas ainda são muito bem vindas para composição com demais espécies. Mesmo assim, o conjunto de suas folhagens e hastes floridas faz com que ela seja perfeita para decoração de forma isolada em jardins ou ambientes internos.
Além da sua beleza incrível, é necessário não se enganar: todo o cuidado é pouco. Saiba que a folhagem da Primula Obconica pode causar algum tipo de alergia em pessoas sensíveis. Quando isso acontece, a recomendação é manipular o menos possível, especialmente se a pessoa tem reação alérgica, seja ela de qualquer procedência.
Para cuidar de uma Prímula, basta seguir alguns passos:

Em primeiro lugar, coloque a planta num espaço onde a luz do sol seja filtrada, ou seja, num espaço onde a luz passe por um vidro, por exemplo; para que ela nunca receba os raios solares de forma direta.
Outro passo é manter sempre a umidade da planta. As Prímulas pedem um solo bem úmido, porém nunca encharcado. Mantenha o vaso numa camada de cascalho, este irá absorver o excesso da água. De acordo com a evaporação, o nível de umidade irá aumentar.
No período de florescimento, coloque fertilizante líquido, misturado à água do re
gador. Repita o método a cada 2 ou 3 semanas, obedecendo as orientações da embalagem.