Natureza | Flores | Delosperma.



Delosperma aberdeenense. Família: Aizoaceae. Nome popular: delosperma.
Etimologia: Delosperma deriva das palavras gregas delos – visível e sperma ¬– semente, fazendo alusão às suas cápsulas abertas, mostrando as sementes. Origem: África.
Características gerais: Delosperma é um gênero de plantas suculentas composta por mais de 100 espécies, em sua maioria subarbustos.
Condições de cultivo: deve ser cultivada a meia sombra, em solo enriquecido com matéria orgânica e mantido úmido. Não tolera as temperaturas muito elevadas. No entanto, as espécies Delosperma cooperi e D. nubigenum, suportam baixas temperaturas e são resistentes à geada. Propagação: multiplica-se por sementes e estacas.  Usos: pode ser cultivada em jardins ou como planta envasada.
Curiosidades: as espécies de Delosperma possuem o alcalóide dimetiltriptamina, o qual contém oxalatos que causam nefrose e edemas.
Algumas espécies são utilizadas como plantas místicas, permitindo àqueles que as possuem, saber antecipadamente o que seus inimigos estão planejando. Também são plantas que trazem boa sorte.