Natureza | Flores | Jardinagem | Boca de leão.

flores, natureza, arranjos, paisagismo, ornamentação, jardinagem, flores e frases luzia couto


A planta originária da região do Mediterrâneo, é uma herbácea florífera bienal, e é tratada como anual, ou seja, os canteiros deverão ser refeitos anualmente. Eles ainda alcançam em torno de 70 cm de altura mas a variedade anã não deverá passar de 35 cm. Toda a planta tem porte ereto com folhas lanceoladas e hastes com inúmeras flores de cores que são bastante variadas. Seu nome popular é derivado do formato das flores que quando apertadas se abrem lembrando uma boca.  Sua floração  A floração da boca-de-leão acontece durante os meses de inverno e também da primavera, existem com isto diversas variedades com grandes diversidades de cores, brancas, amarelas, vermelhas e ainda laranjas, rosas e lilases.

A propagação A propagação acontece apenas por sementes, e a semeadura é realizada de preferência durante o outono, isto diretamente no local definitivo ou ainda em caixotinhos ou bandejas de isopor para um posterior transplante. Mantenha a sementeira sempre que possível úmida sem encharcar.

O cultivo da planta  A boca-de-leão é uma planta voltada para climas frios, e precisa de sol pleno, e um solo rico em matéria orgânica e bem drenadas. Procure com isto fazer regas regulares, evitando direcionar o jato de água para a parte superior de sua planta. Ela é pouco atacada por pragas e doenças.

O ciclo da planta  A Boca de Leão possui um ciclo anual existente e atinge uma altura equivalente entre 40 e 70 cm de altura. Apresenta um tipo de floração diferenciada com cores diversas como o amarelo, o roxo, o rosa, o branco, entre várias outras cores. As flores sempre surgem entre o final do inverno e o começo da primavera apreciando mais como dito anteriormente o frio.

A boca de leão além de ser utilizada para decorar ela é considerada como uma planta medicinal, capaz de purificar o sangue, e é muito efetiva para tratamentos de doenças como o reumatismo, problemas digestivos além de ser diurética, além disto ela é empregada contra problemas de vesícula e de fígado, aumentando a produção existente da bílis e estimula o apetite. Podem ser encontradas facilmente em qualquer lugar e são perfeitas para o cultivo.