Natureza | Flores | Jenipapo.



O jenipapo é uma planta nativa do Brasil, pertencente a mesma família do café (Rubiaceae). Tem sido encontrado em toda faixa tropical de nosso país, de São Paulo até a região amazônica, podendo atingir de 8 a 14 metros de altura. Sua ocorrência esta associada a solos úmidos e de boa fertilidade podendo atingir até três metros em dois anos.
Apesar do frutos serem muito utilizados na forma de doces, licores e fermentados e citados popularmente como afrodisíacos, ele ainda não é cultivado em lavouras. Quase toda produção é originária do extrativismo. Poucas pesquisas são atualmente realizadas com esta espécie, concentrando-se principalmente, na área de botânica, de sementes e de produção de mudas.
Como não se tem notícias de plantios experimentais e nem de lavouras, é difícil responder com precisão a pergunta do leitor. Provavelmente, as plantas em questão são oriundas de sementes, chamadas comumente de "pé franco". Se for o caso, as plantas atingirão a maturidade por volta de oito a dez anos de idade, quando estarão aptas para frutificarem. Esta demora ocorre em muitas espécies menos domesticadas, devido ao longo período juvenil, no qual as plantas possuem um balanço hormonal desfavorável para a reprodução.
 Se as árvores ainda têm seis anos, deve-se aguardar mais tempo para que as mesmas se tornem adultas. Enquanto isso, algumas práticas empíricas de manejo podem ser sugeridas, visando antecipar a frutificação:
1. irrigar as plantas durante a época seca, porque elas preferem solos úmidos;
2. realizar análise do solo, na área de projeção da copa das plantas e proceder a correção dos macro e micronutrientes que estiverem deficientes, porque elas se desenvolvem melhor em solos férteis. Deve-se dar bastante atenção para os micronutrientes zinco e boro que normalmente encontram-se em baixas concentrações nos solos brasileiros, principalmente os de cerrado. O zinco é um elemento importante para o crescimento da planta e o boro favorece o vingamento das flores. Mas não se pode aplicar doses elevadas destes nutrientes, porque o limite entre a toxicidade e a deficiência dos mesmos é muito estreito.
3. provocar ferimentos leves e alternados no troco das plantas, sem provocar anelamento, tem sido uma técnica usada para acelerar a frutificação em algumas árvores. As plantas injuriadas tendem a frutificar, visando a perpetuação da espécie. Estas porém não é uma técnica muito correta por favorecer a entrada de doenças. A produção do jenipapo pode ser antecipada para três anos após o plantio, com o uso de mudas enxertadas. A enxertia do tipo garfagem lateral ou inglesa simples apresenta uma alta percentagem de pegamento. Quando bem adubadas e irrigadas, as plantas originadas de enxertia dão frutos durante quase todo o ano.