Natureza | Flores | Cáspia ou Lavanda do mar.



A Cáspia é uma flor de origem mediterrânea, também conhecida como Estátice ou Lavanda do mar. Trata-se de um conjunto de plantas de diversas espécies pertencentes ao gênero Limonium, conhecidas por se desenvolver ao longo de prados próximos ao mar. O termo Limonium deriva da palavra grega leimon, que significa prado.
As flores da Cáspia organizam-se em inflorescências que lembram as da Lavanda. Elas podem ser encontradas nas cores branca, amarela, lilás, vermelha e púrpura. Outras variações de tonalidades, inclusive bicolores, podem ser encontradas nas Cáspias híbridas.
Além de bastante popular no paisagismo, a Cáspia também é frequentemente utilizada em arranjos, como flor de corte – como fizemos na mesa que mostramos a vocês  Também é comum seu uso como flor desidratada, podendo ser artificialmente colorida em diferentes tons.
A Cáspia dever ser cultivada em locais bem iluminados, de preferência sob sol pleno. Trata-se de uma planta de porte herbáceo, de fácil cultivo e bastante resistente. Ela floresce na primavera e no verão, apreciando, contudo, climas mais amenos e solo bem drenado.
Para confeccionar os tradicionais arranjos desidratados, devem-se pendurar os maços de Cáspia de cabeça para baixo, de modo a preservar as hastes eretas. O ambiente deve ser seco e fresco. Para melhor manutenção das cores, as flores devem ser protegidas da incidência de luz.
Esperamos que tenham gostado das Lavandas do Mar. Vale a pena misturá-las com outras flores para dar volume ao arranjos.