Natureza | Flores | Giestas amarelas.



Uma característica das especies das giestas é que são arbustos usados para restaurar a fertilidade de terrenos onde cereais são cultivados.
A giesta-branca, além de ser conhecida na jardinagem, é também famosa pela qualidade das suas flores, muito usadas na produção de mel.
No norte de Portugal, no dia 1 de Maio é comum ver ramos de giestas decorando as portas das casas. Segundo a crença popular, a giesta tem a propriedade de afastar o diabo e o mau-olhado das casas.Este gracioso arbusto está também envolvido em uma história relativa à vida de Jesus. Existem vários gênero de giestas, como o esparto, cujo nome científico é spartium junceum e é conhecido também como giesta-dos-jardins. Este gênero tem origem na zona mediterrânica e é usada não só como decoração, mas também para fabricar cordas. O termo spartium vem do grego e serve para descrever plantas cujas fibras têxteis eram usadas para produzir cordas.Outra espécie de giesta bastante conhecida é a Cytisus striatus, que teve origem em Portugal e por ser muito abundante, é muitas vezes considerada como uma erva daninha. Os ramos desta giesta são usados para fazer vassouras. Ainda hoje em aldeias, há pessoas que fazem vassouras artesanais amarrando vários ramos de giesta. Por esse motivo, a Cytisus striatus é conhecida em inglês como portuguese broom, que significa vassoura. De acordo com a história, depois de Jesus nascer o Rei Herodes mandou matar todos os recém-nascidos para eliminar Jesus. Segundo a lenda, um dos ajudantes do Rei Herodes, para evitar que muitas crianças fossem mortas, sugeriu que na porta da casa de Jesus se colocasse um ramo de giesta. Desta forma, os soldados de Herodes saberiam qual a casa onde Jesus estava. Contudo, no dia seguinte, quando os soldados procuraram a casa ficaram espantados, porque todas as casas estavam enfeitadas com giestas nas portas. Assim, a giesta está relacionada com a tentativa falhada de matar Jesus.Esta linda e aromática flor significa preferência e renovação.