Natureza | Flores | Jardim de sálvia.



As sálvias, também chamada de alegria-dos-jardins, é um gênero de diversas plantas anuais e perenes muito utilizadas em canteiros e jardins públicos. Nativa predominantemente de regiões tropicais (inclusive Brasil!), pode ser plantada em praticamente qualquer região do país e é excelente para atrair beija-flores, que são os grandes responsáveis pela polinização desta espécie.
A sálvia é uma das plantas mais atraentes para beija-flores, que irão aparecer em seu jardim buscando alimento nessas lindas flores! Além disso são altamente resistentes ao calor e florescem quase o ano inteiro.
A Sálvia comum, também chamada de alegria-dos-jardins, é uma planta perene mas tipicamente cultivada como anual em canteiros. Nativa do Brasil, atualmente é utilizada ao redor do mundo devido a seu longo período de floração.
As folhas são brilhantes, verde escuro, elípticas e dentadas, típicas de plantas tropicais resistentes ao sol. As flores crescem em hastes coloridas bem acima da folhagem.
A sálvia é muito florífera e ao mesmo tempo extremamente resistente ao calor e umidade. Todas as cores da série são uniformes e florescem juntas.
As flores não possuem nenhuma fragrância especial, porém atraem muitos beija-flores, que são os principais responsáveis pela polinização desta espécie. São umas das melhores plantas para colocar próximo de bebedouros, caso você queira atrair estes pássaros para seu jardim!É uma planta cultivada desde a antiguidade para fins medicinais. Suas folhas são usadas como tempero e para fazer chá, e é também muito cultivada como planta ornamental em jardins. Há vários cultivares desta planta, com folhas e flores de diversas cores.