Natureza | Flores | Ciclames.


As flores conhecidas como ciclames são originárias da Europa e florescem naturalmente em países da região mediterrânea, como a Grécia. Elas também podem ser encontradas no Irã, na Síria e na Somália, pois estes locais podem eventualmente ter as condições necessárias para a proliferação dessas flores, que geralmente despontam em temperaturas não muito maiores de 18 graus.
As cores mais comuns entre os ciclames são o branco, o vermelho, o lilás, o rosa e o salmão. Algumas espécies podem apresentar mais de uma cor de cada vez. A sua aparência incomum é um dos seus grandes atrativos. Os botões de cíclames assumem uma forma que se assemelha a um cisne, devido ao longo caule – que pode atingir entre 20 e 30 centímetros – e o seu aspecto que lembra a cabeça pendente de uma ave, com o bico para baixo. Quando os botões se abrem, as pétalas mostram-se distribuídas nas pontas das hastes, lembrando uma borboleta com as suas asas fechadas.A folhagem dos ciclames é um espetáculo à parte. As folhas possuem o formato clássico de um coração e têm sido usadas como ornamentação mesmo quando não há flores. O seu tom de verde é bastante forte e apresenta pintas branquinhas que lembram o mármore.
Os ciclames são flores muito decorativas que podem despontar em qualquer época do ano, pois são plantas perenes, que podem durar por muito tempo, se bem cuidadas.Atualmente, os ciclames são algumas das flores mais vendidas do mercado. Elas são usadas para presentear nas mais variadas ocasiões, tanto em vasos quanto em buquês de flores. São geralmente oferecidos a pessoas sofisticadas. As flores presenteadas em arranjos podem durar cerca de quinze dias, se foram colocadas num vaso com água. Já os ciclames que vierem em vasinhos com terra duram ainda mais: cerca de três a quatro semanas, mesmo sem cuidados especiais.