Natureza | Flores | Peônia.



A peónia é uma flor muito apreciada pelos Chineses, que lhe chamam “a mais bela” e para quem ela simboliza beleza e prosperidade. E, como não podia deixar de ser, também na China existe uma lenda do tempo da dinastia Tang que conta a origem das peónias negras. É uma estória que remonta à dinastia Tang.
Conta-se que num belo dia de Inverno, a rainha Wu estava a tomar chá com a princesa Tai Ping no Jardim Imperial de Xiyuan, a capital do império chinês nessa altura, quando o ar se encheu de uma suave fragância a flores. Era o jasmim que floria. A rainha recompensou a flor de jasmim, mas, desiludida por mais nenhumas outras plantas estarem em flor, compôs um poema e enviou-o à deusa das flores com estas palavras: “Amanhã voltarei ao jardim e quero que seja como se estivéssemos na Primavera. Todas as plantas devem florir desde hoje à noite sem terem de esperar pela chegada da Primavera."
Todas as flores obedeceram e floriram como se fosse Primavera, excepto uma... a peónia, que se recusou a estar em flor antes da época.
Furiosa pela desobediência da peónia, a rainha Wu baniu-a de Xiyuan e mandou que a transplantassem bem longe, na antiga capital Luoyang. Foi então que, para espanto geral, mal chegou a Luoyang a peónia deu de novo flor.
Quando este acontecimento chegou aos ouvidos da rainha Wu, esta ficou de tal modo fora de si que mandou que queimassem a peónia. Mas mesmo depois de a terem queimado, a peónia voltou a florir na Primavera, dando flores negras.
Esta estória é evidentemente um mito, que nos mostra, contudo, que a arte e o engenho para fazer as plantas florirem antes de época já remontam a tempos antigos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é importante para nós. Obrigado.