Natureza | Flores | Torenias roxas.



Algumas flores passam desapercebidas do grande público por guardar semelhanças com espécies famosas e já consolidadas na jardinagem. A bela torênia (Torenia fournieri) é um desses casos; muitos a chamam de amor-perfeito-de-verão por ter inflorescências parecidas com a espécieViola tricolor,porém certas diferenças são vitais para a eficiência do seu cultivo.
A torênia é uma planta herbácea oriunda da Ásia Tropical, que se ramifica em uma pequena e vistosa touceira. A ramagem atinge no máximo 25 centímetros e os caules comportam folhas deltoides serrilhadas verde-claras com pecíolos longos. As flores são terminais, ou seja, nascem no topo do caule.
As flores da torênia são pequenas, delicadas e suaves, com forma tubular e com uma enorme paleta de cores mesclando tons brancos, roxos, vermelhos e rosados, amarelos, embora os tons arroxeados sejam os mais comuns. As inflorescências brotam de forma irregular, o que faz com que a torênia seja perfeita para emoldurar renques, maciços e bordaduras sem que se destaquem apenas as flores ou a folhagem.Tratam-se de flores que, tal como a grande maioria das pessoas, preferem o Verão. Quem gosta de dedaleiras ficará contente por saber que as torênias estão relacionadas com elas.
De tamanho pequeno, a disposição das folhas faz ela parecer uma planta bem arredondada se estiverem várias juntas. As flores também são belíssimas, as cores combinam perfeitamente e o resultado é excelente aproveite e plante bastante torenias e tenha sua casa e seu jardim colorido e delicadamente perfumado por elas.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.