Natureza | Flores | calceolárias ou chinelinhos de madame.



As calceolárias ou Chinelinho-de-madamesão perfeitas para quem busca flores bonitas e compactas, pois elas ocupam pouco espaço e possuem folhas arredondadas e charmosas. A planta tem o nome científico de Calceolaria x herbeohybrida, podendo ser conhecida popularmente como Chinelinho-de-madame, Sapatinho-de-vênus ou Tamanquinho, além de pertencer à família Calceolariaceae, o que a faz ter uma textura herbácea, com flores ovaladas e rugosas.calceolária tem a sua origem no Chile, tendo sido criada a partir do cruzamento entre as calceolárias do tipos crenatiflora, cana e corymbosa, podendo ser encontrada na cor amarela, vermelha ou alaranjada. Esta flor se adapta com maior facilidade às regiões que possuem o clima Subtropical, Tropical, Temperado e Mediterrâneo, necessitando de calor moderado para crescer e florescer corretamente. As calceolárias são flores que possuem um ciclo de vida anual, ou seja, só florescem uma vez ao ano, apresentando um tamanho de aproximadamente 30 centímetros de altura. Para enfeitar o seu jardim com esta flor recomenda-se plantá-la no final do inverno. Dessa maneira, a floração será mais intensa na primavera e verão, pois precisam de calor e luminosidade. Calceolárias atingem um tamanho de 30 centímetro de altura, podendo ser plantada diretamente no jardim ou em vasos de aproximadamente 15 centímetros de profundidade já que elas gostam de vasos e o tamanho ajuda muito para quem quer uma casa linda decorada com estas belissimas flores . É importantes que as mudas sejam fixadas com certa distância, uma vez que elas crescem em forma de ramificações.
Escolha um espaço com solo fértil e bem drenável para plantar a claceolária. Além disso, o local deve receber iluminação difusa, pois a planta necessita de calor moderado para crescer. O ideal é enriquecer a terra, pelo menos, uma vez por mês com matéria orgânica para renovar os seus nutrientes. Em se tratando das regas, é recomendado irrigar as flores 2 vezes por semana, mas com cuidado para não encharcar o solo, pois isto pode comprometer a sua raiz.
Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.