Natureza | Flores | Colchão de noivas.



Essa planta pertencente ao gênero Euphorbia, consiste em um arbusto perene de até 2 metros de altura, bastante ramificado, com longos ramos contorcidos, providos de numerosos espinhos afiados em forma de agulhas, medindo cerca de 3 cm de comprimento.
É maioritariamente utilizada para fins de cerca,uma vez que cria uma sebe densa e muito floral.Mesmo no inverno esta planta tem as flores sempre abertas.Estas são mais comuns em rosa, mas também existem variedades em branco, vermelho ou mesmo amarelo.
Colchões-de-noiva – No entanto algum cuidado é necessário com esta planta,especialmente com crianças e animais domésticos, pois a sua seiva leitosa apresenta várias enzimas e alcaloides.Este líquido pode provocar irritação em contato com a pele e intoxicação se colocado em contato com mucosas ou ingerido. De resto é uma planta que não precisa de grandes cuidados. Com alguma proteção e precaução é fácil cuidar desta magnifica planta. Ela pode ser também plantada em vasos e cuidada dentro de casa, desde que feito a poda sempre para ela não crescer muito, deixando sempre no tamanho próprio para vasos. Suas flores ficam lindas em contraste com o verde se suas folhas apesar dos espinhos.

Texto de Luzia Couto. Direitos Autorais Reservados a autora. Proibida a cópia, colagem, reprodução de qualquer espécie ou divulgação de qualquer natureza, do todo ou parte dele sem autorização prévia e expressa da autora. Os Direitos estão assegurados nas Leis brasileiras e internacionais de proteção à propriedade intelectual e o desrespeito estará sujeito à aplicação das sanções penais cabíveis.